Você está aqui: Página Inicial / O Evento

O Evento

O Simpósio de Recursos Pesqueiros da Paraíba - SIMPEQ proporciona uma abordagem técnico-científica das atividades desenvolvidas pela pesca e aquicultura, envolvendo os participantes em discussões temáticas com profissionais e pesquisadores da área. Composta de uma série de palestras, mesas-redondas e minicursos, o evento vem beneficiando toda a comunidade acadêmica e comunidade externa à instituição, em especial os pescadores e seus familiares, fortalecendo e projetando os cursos técnicos em Pesca e Recursos Pesqueiros em nível regional e nacional, com palestrantes advindos de vários estados. O SIMPEQ já ocorreu por 3 edições e foram considerados um sucesso. Contando sempre com a participação de diversas instituições, dentre elas Institutos Federais e Universidades. Nesta terceira edição, espera-se alcançar o mesmo objetivo.

Publicações anteriores

• Anais do SIMPEQ 2013, publicados no AquiTemCultura, vol.2 (Link Aqui).
  • Anais do SIMPEQ 2014, publicados no AquiTemCultura, vol.4 (Link Aqui).

O município de Cabedelo

Localiza-se no Estado da Paraíba e faz parte da Região metropolitana de João Pessoa, a capital. Considerada uma cidade de pequeno porte, Cabedelo compreende uma área de 31,9 km2. Totalmente urbanizado, conta com uma população de aproximadamente 57.944 habitantes. O PIB per capta do município chega a 42.483 e o IDH é de 0,748. Cabedelo possui suas singularidades, pois está situado numa península flúvio-marinho que se estende no sentido sul-norte entre o Oceano Atlântico e o Rio Paraíba.  Devido suas peculiaridades, as atividades que se desenvolvem no município têm ligação direta com as características litorâneas do mesmo. A exemplo da praia de Intermares, atrativo para a prática do surf e outros esportes aquáticos; o porto, com sua importância para a economia local; a pesca artesanal; além de outras atividades e do turismo, este que se destaca devido as belezas do patrimônio material, como a Fortaleza de Santa Catarina, a Ilha de Areia Vermelha, entre outros; e as singularidades do patrimônio imaterial, a exemplo da capoeira; do coco de roda do mestre Benedito, hoje coordenado pela mestra Teca; da Praia do Jacaré com o pôr do sol acompanhado pelo “Bolero de Ravel” executado pelo saxofonista Jurandir; além de muitas outras atratividades que o município oferece. Este município é, portanto, convidativo e profícuo para o SIMPEQ e muitos outros eventos científicos e culturais.