Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Divulgação das orientações técnicas sobre círculos de extensão do ENEX-2015

Divulgação das orientações técnicas sobre círculos de extensão do ENEX-2015

Com a aproximação do período de realização do ENEX-2015, que acontecerá na Cidade de Areia-PB, no período de 24 a 26 deste mês, a equipe técnica da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) está intensificando as ações de organização e sistematização metodológicas do evento. A equipe divulgou um documento com todas as orientações técnicas sobre os círculos de extensão e as atividades autogestionadas. O documento pode ser acessado no link:(http://www.ifpb.edu.br/reitoria/pro-reitorias/proext/editais/editais-2015/publicados-em-setembro/resultados-3o-enex)

A equipe da PROEXT espera que o ENEX-2015 seja um divisor de águas na política de extensão do IFPB. Segundo o diretor de atividades de extensão do órgão, professor Dimas Veras, a comissão organizadora do evento substituiu os métodos tradicionais de apresentação de trabalhos por algo mais dinâmico, contemporâneo e revolucionário, que é a metodologia de círculos de extensão, fundamentada no método criado pelo professor Paulo Freire.

O roteiro metodológico dos círculos de extensão será baseado em seis movimentos, sendo o primeiro referente à apresentação dos coordenadores e fundamentação do círculo e da área temática da extensão; o segundo movimento, diz respeito à apresentação dos (as) participantes, suas expectativas e do território dos trabalhos; o terceiro movimento, refere-se à síntese das expectativas dos (as) participantes e das territorialidades dos trabalhos previstos na ordem do dia. O quarto, o quinto e o sexto movimentos destinam-se à apresentação dialógica dos trabalhos; encaminhamentos; e sistematização dos trabalhos e avaliação.

A diretora de extensão tecnológica da PROEXT, professora Maiara Gabrielle de Souza Melo, sugeriu aos coordenadores de círculos de extensão uma leitura minuciosa das orientações técnicas sobre a metodologia, por ser uma novidade na Instituição.

 

Crisvalter Medeiros, jornalista.