Metodologia e Participantes
A Pró-Reitoria de Extensão do IFPB (PROEXT) convoca a comunidade extensionista da Instituição e parceiros sociais para a participarem do III ENCONTRO DE EXTENSÃO DO IFPB (III ENEX): inovação e educação popular como práxis da extensão. O evento será realizado no período de 24 a 26 de setembro de 2015, no IFPB - Campus Avançado de Areia.
Inscrições:
1) Modalidade Participante
As inscrições na Modalidade Participante serão feitas através do preenchimento da ficha de inscrição, disponibilizada no site do evento, no período de 13 de julho a 31 de agosto de 2015. Só serão aceitas as inscrições realizadas até às 23h59min.
2) Modalidade Apresentação de Trabalho
As inscrições na Modalidade Apresentação de Trabalho serão feitas através do preenchimento da ficha de inscrição, conforme disponibilizado no site do evento e do envio do resumo, conforme modelo disponibilizado no site do evento ao e-mail: enex@ifpb.edu.br. Os trabalhos serão submetidos sob a forma de resumos para apresentação oral e podem participar docentes, técnico-administrativos, discentes e parceiros sociais que atuaram ou atuam em projetos, programas, núcleos e outras atividades de extensão registradas na PROEXT. O envio dos resumos será pelo e-mail enex@ifpb.edu.br no período 13 de julho a 26 de agosto de 2015. Cada Resumo poderá constar, no máximo, de seis (6) autores. Só serão aceitos resumos enviados até às 23h59min.
3) Modalidade Atividade Autogestionada:
As inscrições na Modalidade Atividade Autogestionada serão feitas através do preenchimento da ficha de inscrição e da Ficha de Atividade Autogestionada, disponibilizadas no site do evento e do envio da Carta de Anuência do Campus, conforme modelo disponibilizado ao e-mail: enex@ifpb.edu.br. Todas as atividades autogestionadas são de responsabilidade dos Câmpus proponentes, cabendo a eles equipamentos, transporte e estruturas que se fizerem necessárias para a sua realização, com todos os custos que a atividade demandar. Serão aceitas propostas das seguintes atividades: I – Técnico-científica: I.I Oficina; II – Mostra de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo; III – Mostra Gastronômica; IV – Mostra Cultural: IV.I Audiovisual; IV.II Cultura Inclusiva; IV.III Artes visuais; IV.IV Literatura; IV.V Música; IV.VI Artes Cênicas; V – Feira Economia Solidária. Os formulários serão enviados para o e-mail enex@ifpb.edu.br no período de 13 de julho a 26 de agosto de 2015. Só serão aceitas propostas enviadas até às 23h59min.
OBS. Todas as fichas referentes ao processo de inscrição estão disponibilizadas no link: www.ifpb.edu.br/eventos/enex2015/inscricoes
4) Orientações para elaboração do Resumo para modalidade apresentação de trabalho
Os Resumos devem ser originais e escritos na língua portuguesa, atendendo a NBR 6028/2003 e modelos disponibilizados no site do evento, no link de inscrições.
5) Avaliação
Os Resumos e as propostas de atividade autogestionadas submetidas nas diferentes áreas temáticas serão avaliados por um grupo de avaliadores designados pela PROEXT.
6) Publicação
Os resumos aprovados serão publicados nos Anais do III ENCONTRO DE EXTENSÃO DO IFPB (III ENEX): inovação e educação popular como práxis da extensão.
7) Certificados
Serão emitidos certificados nas três modalidades de participação: Modalidade participante; Modalidade apresentação de trabalho; Modalidade atividade autogestionada.
8) Apresentação dos resumos
Os resumos serão apresentados na MODALIDADE CÍRCULO DE EXTENSÃO. Esta atividade fundamenta-se numa metodologia de trabalho da educação popular, desenvolvida por Paulo Freire, a partir das tradicionais rodas de conversa, nos idos de 1960. O Patrono da educação brasileira experimentou os primeiros círculos de cultura em seu trabalho à frente do pioneiro Serviço de Extensão Cultural (SEC), gênese das futuras Pró-reitorias de Extensão, com seus parceiros sociais do Movimento de Cultura Popular (MCP). A base epistemológica dos círculos está assentada no trabalho educacional orientado pelas categorias conceituais do diálogo, da crítica, da integração territorial, da amorosidade, da conscientização, da sistematização do conhecimento, da transformação e da participação social.
Como tertúlias, os círculos de cultura são excelentes instrumentos educativos, uma vez que a primeira coisa que se aprende nos mesmos é o sentido crítico e a tolerância para com os saberes e as práticas alheias. Eles permitem fomentar amizades, estreitar as relações sociais e compartilhar os saberes acadêmicos, bem como os saberes construídos no convívio social. Nesse evento, utilizaremos o círculo de cultura como modalidade de apresentação dos trabalhos selecionados. Os autores se posicionarão em círculo e compartilharão suas experiências e aprendizagens construídas a partir da sua participação nas atividades de extensão. As apresentações e os debates serão sistematizados pelos mediadores dos círculos em relatórios que comporão documento final do evento.
No total serão oito círculos para apresentações dos trabalhos, conforme as oito (8) Áreas Temáticas da Extensão: Comunicação, Cultural, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho.
09) Outras informações
Demais informações podem ser obtidas na Pró-Reitoria de Extensão, situada na Rua das Trincheiras - 275 - Centro João Pessoa – PB, por telefone: (83) 21074313 / 21074312 ou através de e-mail: enex@ifpb.edu.br.
EXPEDIENTE
Reitor do IFPB
Profº Cícero Nicácio do Nascimento Lopes
Pró-Reitoria de Extensão
Pró-Reitora: Profª Vânia Maria de Medeiros
Diretor do Campus Avançado de Areia
Psicólogo Adriano Ferreira de Melo
Diretoria de Gestão das Atividades de Extensão
Profº. Dimas Brasileiro Veras
Diretoria de Extensão Tecnológica e Assuntos Comunitários
Profº. Paulo Ditarso Maciel Junior
Assistente da Pró-Reitoria de Extensão
Bibliotecária: Beatriz Alves de Souza
COMISSÃO ORGANIZADORA DO III ENEX/2015
Vania Maria Medeiros (Presidente)
Dimas Brasileiro Veras
Paulo Ditarso Maciel Junior
Maiara Melo
Adriano Melo
Beatriz Alves de Sousa
Eudna Maria Barbosa de Araújo
Gilcean Silva Alves
Iris Souto Marior
Jeudi Brito Lêmos
Rhenan Weber Borges Varela
Polyana Brito Januário
Valeriano Herculano Neto
Crisvalter R. de A Medeiros
Lourdes Sales de Macedo
Maria José Batista Bezerra de Melo
Valéria Guimarães
Edilson Machado
Sinthya Costa
Draylton Siqueira
Carlos Reillen
Rosa Samara
Cerise Spinellis
COMISSÃO DE CERIMONIAL
CONFERÊNCIA E MESAS REDONDAS
Conferência de Abertura: Eliezer Pacheco (Mediadora Vânia Medeiros)
Mesa 1: Pró-Reitores de Extensão (Mediador Dimas Veras)
Mesa 2: Ricardo Toledo Neder, Aléssio Trindade e Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Mediador Paulo DiTarso)
*Aguardando confirmação
ATIVIDADES AUTOGESTIONADAS
Atividade autogestionada: I – Técnico-científica;
Atividade autogestionada: II – Mostra de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo;
Atividade autogestionada: III – Mostra Gastronômica
Atividade autogestionada: IV – Mostra Cultural;
Atividade autogestionada: V – Feira Economia Solidária
COMISSÃO ACADÊMICA E CULTURAL
Vania Maria Medeiros, Dimas Brasileiro Veras, Paulo Ditarso Maciel Junior, Beatriz Alves de Sousa, Polyana Brito Januário, Maria José Batista Bezerra de Melo, Valéria Guimarães, Carlos Reillen, Rosa Samara, Cerise Spinellis.
COMISSÃO DE COMPRAS, LOGÍSTICA E INFRAESTRUTURA.
Beatriz Alves de Sousa, Jeudi Brito Lêmos, Rhenan Weber Borges Varela, Polyana Brito Januário, Valeriano Herculano Neto, Adriano Melo, Comissão Local Campus Areia
COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO
Crisvalter Medeiros, Iris Souto Maior, Wanderson (Estudante); Wilker (Estudante); Fabrício (Estudante); Roneylton (Estudante)
COMISSÃO DE INSCRIÇÃO E MONITORIA
Coordenações de extensão dos Câmpus e membros das comissões locais de organização